Como calcular pontos de sincronia – parte final

 

Ao calcular a localização em tempo musical dos pontos de sincronia da imagem, o que estamos fazendo na verdade é traduzir o tempo do relógio (da imagem) em tempo musical (da composição). O resultado dos cálculos anteriores fornece o número do beat (ou semínima) em que um acento ou mudança deverá acontecer na música. No exemplo anterior, a música devera mudar exatamente na quarta semínima.

É muito útil fazer um layout da partitura, que deve conter uma marcação dos pontos somente os pontos de sincronia. A partitura abaixo, criada no software Sibelius, apresenta o layout que foi usado para a criação da primeira cue para o curta de animação Herói, disponível na home page. Repare que o software é capaz de criar marcas com o tempo dos pontos de sincronia (clique na imagem para ver em uma definição melhor).

O Layout é o último passo antes de efetivamente começar a compor. O desafio seguinte é respeitar os pontos de sincronia e ainda assim criar música que seja interessante, envolvente, desempenhe as funções desejadas… Enfim, o trabalho realmente difícil começa agora!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree