O tempo da música e da imagem: utilização de uma Calculadora de Pontos de Sincronia

Por Guilherme Maximiano – Permitida a reprodução ou divulgação desde que citada a fonte

A criação de música para filme envolve a adaptação do tempo musical ao tempo do cinema. Fazer isso é uma tarefa complexa, e ao longo do tempo os músicos desenvolveram diversos métodos para dar conta dela. Nos tempos pré computador, havia livros compostos somente de tabelas que davam a posição em tempo musical (compasso e beat) do tempo do relógio em um determinado metrônomo. Com o advento de softwares específicos para a composição musical o trabalho ficou muito mais simples.

Há quatro textos meus que exploram o assunto: Sincronizando música para imagem e Como calcular pontos de sincronia (partes 1, 2 e final). Em um deles menciono uma Calculadora de Pontos de Sincronia em Excel, que pode ser um apoio fundamental para esse processo. É a minha contribuição para a solução desse problema e foi inspirada em uma calculadora fornecida no curso de Film Scoring da Berklee e em outras similares (por exemplo aqui).

Fiz uma nova versão da calculadora. Se você tiver interesse em usá-la, por favor mande uma mensagem no formulário de contato do site.

Captura de Tela 2013-06-06 às 16.35.30

Abaixo está um pequeno tutorial para a utilização.

 

———————–

  1. No campo C2, insira o andamento desejado de acordo com uma necessidade puramente composicional, em BPM. A cena pede uma música que tenha qual andamento?
  2. No campo C3, insira a duração total da cue em SEGUNDOS.
  3. O campo C4 mostrará a duração total da cue em PULSOS. Com essa informação já é possível fazer um mapa aproximado da cue.
  4. As áreas verde e rosa permitem que se faça os seguintes cálculos:
    1. Quanto tempo dura uma música que tem um determinado número de beats e um determinado andamento (área verde).
    2. Que andamento é necessário para se fazer uma música de determinado número de beats durar um tempo determinado (área rosa).
    3. No campo J1, insira novamente o andamento desejado (inicialmente vai ser igual ao inserido no campo C2).
    4. Nos campos H5 a Q5, insira o tempo dos pontos de sincronia, advindos da folha de tempos ou timing sheet (a planilha dá espaço para 10 pontos, mas é possível copiar os campos no Excel e calcular um número maior de pontos de sincronia).
    5. A linha que vai de H5 a Q5 informa os beats em que os pontos de sincronia cairão.
    6. A linha que vai de H6 a Q6 informa a diferença em SEGUNDOS do ponto de sincronia para o beat mais próximo. Para que a música seja mais perfeitamente sincronizada com a imagem, é desejável que essa diferença seja a MENOR POSSÍVEL.
    7. Como não dá para alterar a edição da imagem, devemos variar o ANDAMENTO INSERIDO no campo J1 para chegar a um andamento que gere MENORES DIFERENÇAS na linha H6 a Q6.

One Response to O tempo da música e da imagem: utilização de uma Calculadora de Pontos de Sincronia

  1. Eduardo Yamane disse:

    Boa tarde

    Gostaria de poder utilizar essa nova versão de calculadora, pois tive um pequeno problema que acabou deletando tudo que vinha acumulando durante todos os anos de estudos da faculdade. Além de que será que tem como me enviar os slides. Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree